Data: 16-07-2012
Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)
Avaliador: Diogo Marcilio Judice
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG: Marcelo
Especialista(s):
Justificativa
Byrsonima onishiana se caracteriza por ser uma espécie subarbustiva endêmica dos Campos Rupestres da Serra do Caraça (MG), em altitudes superiores a 1.050 m. A espécie tem EOO de 1.936,87 km² estando sujeita, principalmente, a queimadas regulares. Além disso, a mineração de ferro no município de Catas Altas foi, e continua sendo, a principal causa de degradação ambiental na área. No município de Santa Bárbara, destaca-se a exploração histórica de ouro. Dessa forma, suspeita-se que a espécie sofra declínio contínuo de sua extensão de ocorrência e área de ocupação. Foi categorizada como "Em perigo" (EN).
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Byrsonima onishiana W.R.Anderson;
Família: Malpighiaceae
Byrsonima onishiana recebe este nome em homenagem a Eunice Onishi, uma das botânicas coletoras da planta tipo. B. onishiana está mais próxima de B. oxyphylla, a qual possui folhas menores e mais numerosas nos ramos, inflorescência mais curta e mais florida, frequentemente quase umbelada, possui pétalas brancas (laterais) e amarela (a posterior, tornando vermelha com a idade); drupa menor que de B. onishiana (Anderson, 1982).
Não há dados populacionais disponíveis para a espécie.
Endêmica do Estado de Minas Gerais (Mamede, 2010).
B. onishiana é um subarbusto com caule frondoso ereto, delgado e de até 30 cm de altura. Folhas oblongas ou obovadas, levemente tomentosa a glabrescente. Flores rosa pálido. Frutos glabros, com pétalas algumas vezes persistentes próximo a maturidade do fruto (Anderson, 1982).
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
De acordo com Biodiversitas (2005) a espécie está ameaçada pela perda de habitat.
1.3.1 Mining
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
A atividade mineradora em expansão no município de Catas Altas, configura uma ameaça à espécie, contribuindo com o declínio contínuo da extensão e qualidade de seu hábitat, AOO e EOO (Santos, 2010).
9.9 Restricted range
Incidência
national
Severidade
high
Detalhes
De acordo com Biodiversitas (2005) a espécie está ameaçada peloendemismo extremo.
9.9 Restricted range
Incidência
national
Severidade
high
Detalhes
Espécie conhecida de raras coleções na Serra do Caraça. O endemismo restrito a essas formações rupestre conferem a esse táxon um alto grau de ameaça (Amorim, com. pess.).
1.2.1.2 National level
Observações: "Deficiente de Dados" (DD), segundo a Espéciesda flora brasileira ameaçadas de extinção (MMA, 2008).
- AMORIM, A.M.A. Comunicação do especialista André Márcio Araújo Amorim , do herbário CEPEC, Bahia, para o analista Diogo Judice, pesquisador do CNCFlora., 2012.
- ANDERSON, W.R. Notes on Neotropical Malpighiaceae. Contr. Univ. Mich. Herb., v. 15, p. 98-100, 1982.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
- MAMEDE, M.C.H. Byrsonima in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB008828>. Acesso em: 24/08/2011.
- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.
- PORTAL SERRA DO CARAçA. Serra do Caraça. Disponivel em: <http://www.serradocaraca.tur.br/>. Acesso em: 12 de Setembro de 2012.
CNCFlora. Byrsonima onishiana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Byrsonima onishiana
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 16/07/2012 - 17:40:35